Artigos

Obesidade está entre grandes causadores de câncer no mundo.

O crescimento da obesidade no mundo, ligado a hábitos de uma vida mais acelerada, com alimentação menos saudável, fast food, e pouca prática de atividade física, reflete na maior incidência do câncer. No Brasil, mais de 50% da população está acima do peso e cerca de 1/3 dessa população já atinge níveis de obesidade. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, 596 mil novos casos de câncer são estimados para 2016, no Brasil. Destes, aproximadamente 15 mil estarão associados ao sobrepeso e à obesidade.

A obesidade é um fator adicional para o desenvolvimento do câncer. Os tipos de câncer associados a obesidade mais frequentes são: mama, próstata, cólon e reto, ovário, esôfago e endométrio. “Acredita-se que o aumento do risco de alguns tumores como o de mama, endométrio e intestino grosso, nas pessoas obesas, acontece devido a alterações dos hormônios sexuais como estrógeno, progesterona e androgênios, além de mecanismo de resistência à insulina em alguns pacientes obesos. Esses aspectos são propulsores para a multiplicação celular e desenvolvimento do câncer”, explica o Dr. Marcus Lima, médico especialista em Cirurgia Bariátrica e Videolaparoscopia.

Estudos apontam a cirurgia bariátrica como principal opção de tratamento para o combate à obesidade severa e doenças associadas como câncer, hipertensão, diabetes tipo 2, entre outras. Isso ocorre porque o impacto da cirurgia não se dá apenas no peso, mas no metabolismo do indivíduo. A pessoa que apresenta obesidade tem uma série de alterações metabólicas que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças comumente associadas ao excesso de peso. “Com a perda de peso, de modo geral, há um ganho no metabolismo do indivíduo, fazendo com que ele tenha uma melhora nas doenças, na qualidade de vida e na sobrevida”, conclui o Dr. Marcus Lima.

Sobre o Dr. Marcus Lima

Médico cirurgião, o Dr. Marcus Lima é especializado em videolaparoscopia. Coordena o serviço de vídeocirurgia do Centro Médico Urológico, em Irecê (BA), cidade onde também atua como médico cirurgião do Hospital AMI. Na capital baiana, integra a equipe de cirurgiões da clínica BAROS e, em Lauro de Freitas, da Gastrocentro. É também professor de anatomia e clínica cirúrgica, do curso de medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador – FTC.

Publicado por: DRº Marcus De Almeida Correia Lima – CIRURGIA GERAL E DO APARELHO DIGESTIVO

Onde estamos


ATENDIMENTO PARTICULAR:
Aceitamos Cartões de Crédito
Cartões de Crédito

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda à Sexta (7h - 18h) Sábado (7h - 13h)
Rua Pelicano 341, Quadra 04, Lote 16, Loteamento Varandas Tropicais. Pitangueiras - Lauro de Freitas-BA
SAC: Whatsapp (71) 3379-6699  E-mail: sac@gastrocentrobahia.com.br
Responsável Técnico: Dra. Adriana Campos Andrade Ribeiro CRM 13374 | RQE 13773
Conheça nossa Política de Privacidade.


Gastrocentro© 2025. Todos os direitos reservados.