Artigos

O uso de Omeprazol a longo prazo é arriscado?

Recentemente foi amplamente divulgado um artigo sobre o aumento do risco de câncer gástrico após erradicação da bactéria H. pylori e uso de Omeprazol (medicação para reduzir a acidez do estômago). Neste estudo publicado na revista médica GUT, no Hospital em Hong Kong, os pacientes não foram comparáveis em relação aos fatores de risco para câncer gástrico, tais como, dieta, história familiar e estado socioeconômico. Bem como não foram avaliados outros fatores de aumento de prevalência do câncer gástrico como: fumantes, uso excessivo de bebidas alcoólicas e obesidade. A incidência de câncer gástrico em Hong Kong é maior do que a no Brasil e uma das taxas mais elevadas do mundo.

Os IBPs, a exemplo, o Omeprazol citado acima revolucionaram o tratamento das doenças ácido dependentes trazendo resultados excelentes para a cura e a qualidade de vida dos seus portadores.

Foi comprovado também que os principais efeitos colaterais destas medicações estão relacionados à dose total utilizada nos tratamentos.
Portanto, não é possível até o momento estabelecer uma relação de causa e efeito entre o Omeprazol e o desenvolvimento de câncer gástrico.

Dra Adriana Andrade Ribeiro, CRM 13374 | RQE 13773

Onde estamos


ATENDIMENTO PARTICULAR:
Aceitamos Cartões de Crédito
Cartões de Crédito

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda - Sexta 7h - 19h
Rua Pelicano 341, Quadra 04, Lote 16, Loteamento Varandas Tropicais. Pitangueiras - Lauro de Freitas-BA
SAC: Whatsapp (71) 98233-5454 / 3379-6699  E-mail: [email protected]
Responsável Técnico: Dra. Adriana Campos Andrade Ribeiro CRM 13374 | RQE 13773


Gastrocentro© 2021. Todos os direitos reservados.