Artigos

A verdade sobre o Câncer de Cólon!

O câncer de colon são tumores que acometem o intestino grosso (o cólon) e o reto, sendo o terceiro câncer mais incidente no mundo. É tratável e curável na maioria dos casos quando detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos adenomatosos, que são lesões benignas, mas que evoluem com o passar do tempo para o adenocarcinoma, o câncer de cólon mais comum.

Este é o principal motivo para se indicar a colonoscopia de rastreamento, pois esses pólipos podem ser retirados quando pequenos e ainda benignos. O processo de transformação de um pólipo em um tumor invasivo pode durar cerca de 6 a 10 anos. A incidência é maior em pacientes com idade superior a 50 anos.

70% dos casos ocorridos de câncer de colon são de forma casual devido a interação dos fatores de risco. A história genética do paciente, como também condições ambientais, hábitos alimentares são os principais fatores relacionados ao câncer de cólon, e mais raramente algumas síndromes genéticas como é o caso da Polipose adenomatosa familiar e Síndrome de Lynch (doença hereditária autossômica dominante, responsável por cerca de 3 a 5% dos tumores colorretais).

Diabetes, obesidade, tabagismo e alcoolismo, como também a ingesta de carne vermelha são fatores de risco que aumentam a chances de sofrer com o câncer de cólon e de sofrer complicações desta doença.

Estatisticamente existem evidências que pessoas com avós, pais e irmãos com câncer de cólon, expostos a fatores de risco têm muito mais chance de desenvolver a doença, daí a necessidade destes paciente realizarem exames preventivos a partir dos 40 anos.

O câncer de cólon também está relacionado com a doença inflamatória intestinal como a é o caso da retocolite ulcerativa, uma doença autoimune que agride a mucosa colorretal, cujo dano crônico nas células da mucosa favorecem o surgimento da displasia que dará origem à lesões malignas.

E aconselhável, portanto, iniciar a prevenção do câncer de colon, realizando o exame de colonoscopia depois dos 50 anos de idade, e para aqueles casos com história familiar positiva de câncer de colon, a prevenção deverá se iniciar aos 40 anos. A colonoscopia periódica mantém o pacientes em vigilância e identifica precocemente lesões suspeitas.

Publicado por: DRª Adriana Campos Andrade Ribeiro – GASTROENTEROLOGIA

Onde estamos


ATENDIMENTO PARTICULAR:
Aceitamos Cartões de Crédito
Cartões de Crédito

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda - Sexta 7h - 19h
Rua Pelicano 341, Quadra 04, Lote 16, Loteamento Varandas Tropicais. Pitangueiras - Lauro de Freitas-BA
SAC: Whatsapp (71) 98233-5454 / 3379-6699  E-mail: [email protected]
Responsável Técnico: Dra. Adriana Campos Andrade Ribeiro CRM 13374 | RQE 13773


Gastrocentro© 2020. Todos os direitos reservados.