Artigos

Previna-se do Câncer de Cólon

O que é o Câncer de Cólon?
O câncer de cólon são tumores que acometem o intestino grosso (o cólon) e o reto, sendo o terceiro câncer mais incidente no mundo. É tratável e curável na maioria dos casos quando detectado precocemente.

Como surgem esses tumores?
A história genética é relevante, entretendo 70% desses tumores ocorrem de forma casual, grande parte se inicia a partir de pólipos adenomatosos, que são lesões benignas, mas que evoluem com o passar do tempo para o adenocarcinoma, o câncer de cólon mais comum.

Quais hábitos podem ser modificados para a prevenção desse Câncer?
Tabagismo e alcoolismo, como também hábitos alimentares inadequados são importantes fatores relacionados ao câncer de cólon, por exemplo a ingestão exagerada de carne vermelha, enlatados, frituras e alimentos com baixo teor de fibras aumentam as chances do desenvolvimento desses tumores e de sofrer complicações desta doença.

Existem alguma doença que pode contribuir para o surgimento do Câncer de Cólon?
Diabetes e obesidade são condições associadas, assim como pacientes que tem doença inflamatória intestinal como a é o caso da retocolite ulcerativa, uma doença autoimune que agride a mucosa colorretal, cujo dano crônico nas células da mucosa favorece o surgimento da displasia, que dará origem a lesões malignas. E mais raramente, algumas síndromes genéticas, com o é o caso da Polipose adenomatosa familiar e Síndrome de Lynch – doença hereditária autossômica dominante, responsável por cerca de 3% a 5% dos tumores colorretais.

Que exame preventivo devemos fazer?
A Colonoscopia de Rastreamento continua sendo o método mais indicado, pois esses pólipos podem ser retirados quando pequenos e ainda benignos. De acordo com as novas diretrizes publicadas pela American Cancer Society, recomenda-se iniciar a prevenção do câncer de cólon realizando o exame de colonoscopia depois dos 45 anos de idade. E para aqueles casos com história familiar positiva de câncer de cólon, a prevenção deverá se iniciar aos 40 anos.

Dra. Adriana Campos Andrade Ribeiro
Gastroenterologista e Endoscopista

Onde estamos


ATENDIMENTO PARTICULAR:
Aceitamos Cartões de Crédito
Cartões de Crédito

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda - Sexta 7h - 19h
Rua Pelicano 341, Quadra 04, Lote 16, Loteamento Varandas Tropicais. Pitangueiras - Lauro de Freitas-BA
SAC: Whatsapp (71) 3379-6699  E-mail: sac@gastrocentrobahia.com.br
Responsável Técnico: Dra. Adriana Campos Andrade Ribeiro CRM 13374 | RQE 13773
Conheça nossa Política de Privacidade.


Gastrocentro© 2024. Todos os direitos reservados.